Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Contraste
Logo da Prefeitura

A CIDADE

Antes da chegada dos imigrantes italianos onde hoje é Ilópolis, já existiam moradores assentados em áreas de terra conhecida como ”Posse”. Existiam três grandes famílias que concentravam em suas mãos a maior parte das terras do atual Município de Ilópolis: a Posse Gomes, de propriedade de Pedro Venâncio Gomes, a Posse Melo de Manuel Joaquim de Melo e a Posse Maia de Thomaz de Almeida Maia.

Leopoldo Spezia, nascido na Itália, em 14 de setembro de 1879, foi o primeiro imigrante italiano a chegar a Ilópolis, quando ainda era conhecido como Serra da Figueira. Casado com a Sra. Izabel Dorigoni, viveu em Ilópolis até 1937, ano de seu falecimento. Dona Izabel foi quem plantou o Eucalipto na Praça Itália. Após Leopoldo Spezia, foram chegando mais imigrantes italianos, fortalecendo os laços e as raízes da cultura italiana no solo gaúcho e brasileiro, representantes das famílias Bozzetto, Tomasini e Lunardelli.

A cultura e a tradição italiana foram aos poucos sendo afirmadas nos processos e nas relações humanas e sociais, permanecendo forte e presente até a atualidade, podendo ser encontrada em elementos da arquitetura, da culinária, da linguagem, dos hábitos e valores culturais dos moradores de Ilópolis/RS.

Alguns atrativos turísticos evidenciam e resgatam a cultura do povo ilopolitano, tais como o Santuário São Paulo Apóstolo, onde encontre-se a capela com as vestes do Papa São João Paulo II, Praça Itália, onde encontra-se o eucalipto centenário, o Leão Alado e a Casa do Artesanato;, Parque do Ibama, onde encontra-se o Processo Histórico da Erva-Mate, trilhas e gruta para contemplação; Complexo Arquitetônico Museu do Pão, Lago Verde, etc. Atrativos Turísticos Naturais também são um privilégio de Ilópolis, como a Gruta Nossa Senhora Aparecida e a Cascata da Baleia.

Os campos com borda vermelha não foram preenchidos ou foram preenchidos de maneira incorreta.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Eventos Saiba mais.

VER MAIS

TODOS
DOM
21/01