O extrativismo e a produção de erva-mate são atividades históricas que ocorrem desde a chegada dos primeiros habitantes no território do Rio Grande do Sul. Eram realizadas pelos indígenas, sendo mantidas e impulsionadas pelos Padres Jesuítas e, mais tarde, pelos imigrantes europeus, pois os pés de erva-mate (Ilex paraguariensis) eram abundantes, especialmente em algumas regiões do estado, entre elas, Ilópolis.
Fundada em 1986, a Ximango é uma das ervateiras que mais recebe grupos de visitantes, possuindo estrutura física específica para quem deseja conhecer o processo de fabricação da erva
No interior do município, na comunidade de São Valentim, o visitante poderá conhecer o processo de produção de mudas de erva-mate no viveiro Vale Nativo, bem como conhecer técnicas de enxertia e clonagem. No percurso, a paisagem é exuberante com muitos ervais.
Já na comunidade de Linha Santo Antão, a propriedade Carlesso & Camilotti o visitante poderá conhecer as técnicas de cultivo dos ervais, num ambiente acolhedor e receptivo.
Ver locais...VER MAIS
DETALHES
Festa da Partilha
Programação do triduo:
16/01: 19h
17/01: 19h
18/01: 17h
E no dia 21/01 às 10h Celebração com momentos fortes de espiritualidade. Esperamos você
Rota turística da erva... Rua Conselheiro José Bozzetto, 987 (51) 3774-1368 turismo@ilopolis.rs.gov.brNOTÍCIAS
CONTATO - SECRETARIA DE TURISMO, DESPORTO E LAZER