1ª Etapa
Dos primórdios da civilização até 1509 D.C. “Erva milagrosa”
EXTRAÇÃO: Coletava-se “Caá” (erva ou erva milagrosa em Guarani) no mato, durante o ano todo, de maneira manual ou usando instrumentos artesanais de pedra ou de madeira.
SAPECO: As folhas eram sapecadas (abrir os olhos da Erva) rapidamente sobre uma fogueira feita com restos de galhos encontrados no mato, tornando-as mais leves para o transporte.
TRANSPORTE: Amarrava-se as ramas em feixes (chamados: “macaco, manejo, maruca”, pesando em média meia a uma arroba, 7,5 à 15kg) atados com taquara mansa, cipó, tiras de casca de embira, facilitando assim o transporte, que era efetuando nas costas.
SECAGEM: Pendurava-se o feixe com o caule para baixo e a folha para cima, sobre um fogo suave, durante um dia e uma noite onde ficava balanceando com o soprar do vento, (dando-se o nome de “macaco”) até desidratar.
CANCHEAÇÃO: Ao estalar e/ou rachar, iniciava-se a depena ou desbaste das folhas já secas, tudo feito a mão sobre peneiras.
SOQUE: Eram socadas com a “mão de pilão” (um tronco longo, fino de um lado e cabeçudo do outro) num pilão de pedra, tronco de madeira ou cipó trançado.
APETRECHOS DE MATE: A Caá-y ou Caa-i (água de erva) era servido em caiguá (porongo, cuia), chifre de animais, canudos de taquara, todos com o auxílio do tacuapi, (pele de pau oco alisada = taquara/bomba), itacuguá (pedra de barro oca que engole a água) e yerúa (porongo grande de capacidade de até 15 litros).
RECIPIENTES: Canudos de taquarimbó (taquara grande) decoradas artisticamente, tramados de taquara ou taquaruçu, andai (porongo grande), peças de couro e recipientes cerâmicos.
CURIOSIDADES: Caá-Yari (deusa da água de Erva / dos Ervais / dos Ervateiros / da Erva-Mate) Tererê/Mate Paraguaio (mate frio). Nos primórdios a Erva-Mate era de uso exclusivo dos caciques e pajés. A Erva-Mate era utilizada como cangoy (o que alimenta). Surgem as lendas da Erva-Mate. Caaberá e Cáuna: Erva de má qualidade.
Assista o vídeo
https://youtu.be/wYYuzY6GLHE?si=1U3V7z5r2T31EH3U
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